LEPHAMA
Laboratório de Estudos e Pesquisas em História Antiga, Medieval e da Arte.
A criação do Laboratório de Estudos e Pesquisas em História Antiga e Medieval, no dia 15/05/2020, foi um marco na história da UEMG. Até então, na lista de grupos de pesquisa dessa instituição, não constava nenhum dedicado aos estudos da antiguidade, do medievo e da arte. Sendo assim, o LEPHAMA tem a missão de ser o primeiro Laboratório de Estudos da UEMG tendo como temática tais recortes, os quais despertam muito interesse nos ingressantes dos cursos de História. O grupo é certificado pelo CNPQ (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/601114).
O LEPHAMA atua ativamente na Pesquisa, na Extensão e no Ensino. A produção acadêmica dos nossos pesquisadores permite a concessão de bolsas para os estudantes desenvolverem projetos e publicações em níveis regional, nacional e internacional. No que tange o Ensino, o LEPHAMA atua cotidianamente no contexto escolar, oferecendo oficinas aos estudantes, bem como capacitações continuadas aos professores. Os pesquisadores vinculados a esse grupo participam ativamente de eventos científicos regionais, nacionais e internacionais, divulgando e publicando trabalhos completos, resumos, artigos em periódicos, capítulos de livros e livros. O LEPHAMA também desenvolve o projeto de extensão de caráter contínuo, o Ciclo de Estudos do LEPHAMA, o qual promove eventos gratuitos e abertos ao público amplo.
O LEPHAMA tem como foco as redes sociais. O objetivo desse grupo é alinhar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão com as novas tecnologias para a produção e transmissão do conhecimento. O grupo possui um perfil no Instagram (@lephama.uemg), no Facebook (/LEPHAMA.UEMG), no Twitter (/LEPHAMAUEMG), um canal no Youtube (/LEPHAMATV) e uma Rádio (Rádio LEPHAMA). Nas redes sociais, privilegia-se a divulgação científica e a extensão universitária, por meio de memes, imagens e vídeos produzidos com a intenção de interagir com discentes de outras Universidades, bem como Professores da Rede Básica particular e estadual.
Em 2021, o grupo tornou-se interinstitucional dentro da própria UEMG, agregando as Unidades de Passos e Divinópolis. A parceria consiste do intercâmbio intercampi de estudantes, ampliando o escopo de orientações para além das Unidades sede. Há também parceria envolvendo eventos de extensão e divulgação científica por meio das redes sociais já apresentadas. As linhas de pesquisas desse grupo são:
História Pública e Ensino de História Antiga e Medieval;
A cultura material na antiguidade e no medievo;
A escrita da História na Antiguidade e no Medievo;
Boatos no mundo antigo e medieval;
História das Religiões Comparadas;
Narrativas da Antiguidade e do Medievo em Disputa na Cultura Histórica Brasileira;
Política e corrupção no mundo antigo e medieval;
Populares e Subalternos na Antiguidade e na Idade Média;
Existencialismo e ficção.